segunda-feira, 6 de julho de 2015

Quando ensinar a "letra de mão'?

A alfabetização é um processo e como tal demanda tempo e esforço de todos os envolvidos.
Como sabemos  a alfabetização inicia tão logo quando a criança entra na escola através do contato com o mundo letrado, uma vez que ouvir histórias, ver a professora escrever em um cartaz, “escrever” (desenhar ou imitar os movimentos da escrita) um bilhete para o amigo, são atividades corriqueiras que auxiliam a criança a entender a função social da escrita e passar a pensar sobre ela.
Esse pensamento sobre a escrita obedece a fases bem determinadas que são vivenciadas por todas as crianças de todas as nacionalidades que adotam o sistema alfabético de escrita e tais etapas são relacionadas a história genealógica dos seres humanos, ou seja, a criança “revive” a construção do sistema de escrita desde os primórdios da humanidade.
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Podemos nos perguntar, então: o que muda no processo de ensino da leitura e da escrita?
Cada uma das fases pelas quais as crianças passam são exaustivamente estudadas e a partir delas devem ser  criadas atividades coerentes que estimulem o pensar e a ampliação do pensamento, auxiliando assim a criança a evoluir em suas hipóteses e por fim dominar o sistema de escrita.
A criança só deve ser incentivada a mudar o tipo de letra quando tiver passado por todas as etapas do processo de alfabetização, ou seja quando saber ler e escrever com certa facilidade, dominando o código escrito e suas nuances. A obrigação do uso da letra manuscrita, sendo meramente uma convenção social utilizada com maestria por professores e por mais ninguém alem deles, atrapalha o processo de aprendizagem da escrita já que a criança preocupa-se muito mais com o traçado da letra do que com o que vai escrever.
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Para muitas crianças, ao ensinarmos a letra de mão, ha um involução no processo, dificultando e tornando-o mais lento.
Aqui vai uma questão: porque não podemos manter a letra de forma, ou caixa alta por mais tempo ou por toda vida? Engenheiros, arquitetos e outras áreas se utilizam somente desse tipo de letra e a maioria das profissões hoje se utilizam do computador como forma de registro escrito. O que agrega a utilização da letra manuscrita na vida de uma criança e futuro adulto escritor?
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Estudos recentes mostram que escrever com a letra caixa-alta facilita a aprendizagem das crianças tendo em vista que os movimentos são mais fáceis de serem reproduzidos e a troca para a letra manuscrita deve ocorrer quando o processo de alfabetização estiver completo, ou seja, quando a criança escrever com valor sonoro convencional para todas as sílabas, palavras e frases.
 Fonte:http://rrclinicapsi.com.br/

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