sexta-feira, 4 de março de 2016

Calendário 2016

A utilização do calendário na sala de aula


 Ao realizarem atividades referentes ao calendário, as crianças têm oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convivem com esse tema em seu dia a dia.
 O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, como fonte de pesquisa, informação e registro de números. Ele deve ser um instrumento da rotina escolar. As crianças devem aprender a marcar os acontecimentos e compromissos importantes para a escola como início e final de período letivo, férias, feriados, passeios, reuniões, entre outros.
A proposta dessa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração alguns dos direitos da aprendizagem do Ensino de Matemática do Brasil (2012, p. 28) ao afirmar que o aluno deve saber “identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções como medida de grandezas (3 dias, etc.)” e ainda de acordo com Brasil (2012, p. 30) “selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida (por exemplo: tempo)” e “identificar unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano — e utilizar calendários”.

O aluno poderá:
  • Utilizar o calendário como instrumento de organização dos acontecimentos e das atividades;
  • Localizar datas no calendário;
  • Nomear os dias da semana e sua sequência;
  • Nomear os meses do ano e sua sequência;
  • Entender a relação entre dias da semana e os meses;
  • Calcular a duração de tempo dentro do mês;
  • Localizar datas de aniversário dos colegas no calendário;

Sugestões:


























FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html

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