domingo, 27 de julho de 2014

Sugestões para desenvolver a compreensão sobre o SEA ( Sistema de escrita alfabética)



1- ATIVIDADES QUE BUSCAM FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS:

- Atividades partindo no nome dos alunos, da escola, da cidade, de frutas.

- Trabalhar com a Música: SUCO GELADO
"Suco gelado, cabelo arrepiado
Qual é a letra do seu namorado?
A, B, C (e seguem cantando todas as letras do alfabeto)" 
 - Cada criança irá pular a corda com o grupo tudo cantando a música. Na letra que parar o aluno irá pegar a letra que está na pilha de ALFABETO MÓVEL e sentará, quando todos estiverem pego sua letra, pedimos que digam o nome de um colega da sala ou de alguém conhecido que comece com aquela letra. Depois pode ser alimentos que comecem com a letra que foi pega. Em sala pode ser feito uma lista de nomes e frutas respeitando a ordem alfabética.

- Desenhar um CARACOL dividindo em quadros cada um com uma letra do alfabeto. Cada aluno sorteia uma palavra encosta as mãos e pés nas letras para formar as palavras. (o caracol não pode ser muito grande). Na sala de aula pode se fazer a lista das palavras.
2-  ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS:

- Jogo da memória explorando os nomes dos alunos - escrita do nome x foto do aluno.
 
- Jogo do mico - associar a palavra com a figura e inserir uma palavra não estável para representar o mico.

- Descubra o que aconteceu - trocar as palavras estáveis, solicitando aos alunos que identifiquem o que há de diferente na sala. Ex: colar no armário a palavra janela, no quadro a palavra porta, etc.


3- ATIVIDADES DE REFLEXÃO FONOLÓGICA:

- Confeccionar fichas com palavras de 2 e 3 sílabas. Realizar sorteio de uma palavra e a leitura da mesma. A criança deverá identificar a última sílaba, e oralmente apontar uma palavra que inicie com esta sílaba. A criança seguinte deverá fazer o mesmo processo, dando continuidade a brincadeira.
* se surgir uma palavra cuja última sílaba seja inviável, ex: telha, haverá o sorteio de uma nova ficha com outra palavra.

4- ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS ESCRITAS:

- Distribuir figuras para alguns alunos e para outros as sílabas, Solicitar que um aluno que esteja com a figura venha à frente, fazendo a leitura da imagem. Pedir que os alunos que tenham as sílabas que compõem a palavra venham a frente  e se organizem na ordem correta possibilitando a leitura.
- Pode-se explorar a seguir as trocas silábicas, formando novas palavras.
Variação: com letras soltas para contemplar as dificuldades ortográficas.

5- ATIVIDADES DE COMPARAÇÃO ENTRE PALAVRAS ESCRITAS:

- Dado das sílabas. Alunos de 2 em 2 jogam o dado e formam palavras com a sílaba correspondente ao dado.
- Alfabeto móvel - troca de letra inicial ou final.
- Sílaba móvel - troca de sílabas iniciais / finais.

- Texto com rimas.

- Quadrinhas.


6- ATIVIDADES DE ESCRITA DE PALAVRAS ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DE LACUNAS:

- Bingo das sílabas.

- Forme palavras através de diagrama.
- Jogos das palavras (partindo de uma palavra, formando outras).

- Jogo dos desenhos (identificar o desenho e completar com a sílaba que falta.


7- ATIVIDADES DE PERMUTA, INSERÇÃO OU RETIRADA DE LETRAS E SÍLABAS PARA FORMAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS:

- Jogo PALAVRA DENTRO DE PALAVRAS - que possibilita ao aluno a pensar na palavra escrita e retirando letras poderá formar uma nova palavras. Ex: FIVELA - VELA

8- ATIVIDADES DE ORDENAÇÃO DE LETRAS E SÍLABAS:

- Trabalho com Alfabeto Móvel.

- Jogo de Memória.

- Bingo.

- Dominó das Letras.

- Varal de Letras.
- UCAA - Jogos Silábicos.
- Caça- Palavras

- Cruzadinhas.

- Forca


9- ATIVIDADES DE LEITURA DE PALAVRAS:

- Dominó de Palavras.
- Bingo de Palavras.

- Cartela com imagens e palavras.

- Jogo da Memória (figura e palavra).

- Caça-Palavras.

- Caça- Rimas.

- Trava-Línguas.
- Quadrinhas.

- Ditado Relâmpago.


10- ATIVIDADES DE ESCRITA DE PALAVRAS:

- Jogo de Bingo de Palavras: Distribuir cartelas, cada uma com quatro letras e começar o bingo. O primeiro aluno que marcar as quatro letras primeiro levará a cartela na frente e tentará formar palavras com aquelas letras de sua cartela. Ex: COPA - CAPO. Em seguida, construir palavras que iniciem com as letras da cartela:
COPO
AVIÃO
OVO
PATO

- Jogos: Palavra Dentro de Palavra. Troca Letras.

Nenhum comentário: