ESTIMATIVA ( CONTEÚDO)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades propostas o aluno poderá perceber a
estimativa nas ações diárias, conhecer as diferentes possibilidade e
combinações, bem como utilizar jogos e brincadeiras que explorem a estimativa.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de
sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham
sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, as ideias básicas de
medidas de tempo, comprimento e sistema monetário.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda
de conversa. Coloque no centro da roda uma quantidade entre 20 e 35 palitos de
picolé de forma aleatória, sem que os alunos saibam a quantidade exata
utilizada. Agora, solicite que cada aluno observe os palitos e expresse
verbalmente a quantidade de palitos prevista por cada um. É importante que você
registre as falas dos alunos em uma folha de papel em branco. Depois de todos
participarem, chegou o momento de contar com a turma a quantidade exata de
palitos e descobrir quais alunos mais se aproximaram e mais se distanciaram da
quantidade real, ou mesmo quem conseguiu acertar a quantidade.
Foto 1: Atividade de estimativa realizada com os alunos do
1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU pela
Professora Luciana Soares Muniz em 2010.
Agora, a turma poderá fazer um registro no caderno de
Matemática da seguinte forma:
Muito bem! Hoje a professora colocou uma quantidade de
palitinhos no centro da roda para tentarmos descobrir quantos palitos havia no
monte. Agora, faça um desenho representando cada etapa abaixo!
Quantidade estimada por mim:
Quantidade real de palitinhos:
É importante que os alunos socializem os registros com a
turma. Depois, iniciem uma sondagem com os alunos sobre estimativa. Para isso,
faça perguntas que instiguem a curiosidade dos alunos sobre estimativa
envolvendo medidas de comprimento. Sugerimos algumas situações:
Quantos passos vocês acham que precisamos dar para ir da
sala de aula até o banheiro?
Quantos palmos você precisa para medir o tamanho da parte
superior da carteira?
Após essa conversa inicial e do levantamento das hipóteses
dos alunos, faça agora as medidas solicitadas anteriormente utilizando o
próprio corpo do aluno. Cada aluno poderá socializar com a turma a quantidade
encontrada na sua medição. É importante que a turma perceba as possíveis
diferenças encontradas nas quantidades de palmos e passos da situação proposta.
Inicie uma conversa sobre qual o motivo desta diferenciação. Os alunos devem
perceber que as variações decorrem das diferenças do próprio corpo de cada um,
ou seja, alguns alunos são maiores outros menores. Professor, dialogue com a
turma sobre a importância e a necessidade de instrumentos utilizados para
padronização das medidas (trena, régua, fita métrica etc).
Agora, possibilite um momento em que os alunos utilizem um
dos instrumentos citados acima para realizar novamente a medição solicitada
anteriormente. Depois, compare o resultado obtido com as medidas anteriores dos
alunos e promova um novo diálogo sobre a importância da padronização das medidas
para as construções, confecções de roupas ou mesmo para pesar e medir nosso
próprio corpo.
Atividade 2
Professor, distribua um pedaço de papel em branco para cada
aluno e solicite que escrevam o próprio nome. Em seguida, afixe na lousa um
pedaço de papel pardo. Explique para a turma que o desafio consiste em
descobrirem quantas duplas diferentes, formadas por um menino e uma menina,
podem ser constituídas com os colegas da turma. Possibilite um tempo de
aproximadamente cinco minutos para que cada um possa pensar sobre a situação
exposta. Depois, cada aluno poderá falar as suas hipóteses. Em seguida, faça
uma roda com a turma e coloque no centro da mesma os papéis com os nomes das
crianças. Convide um aluno para que o mesmo demonstre as possibilidades por ele
pensadas para formação de duplas com os colegas, utilizando os nomes dos
colegas expostos na roda. Na medida em que o aluno for expondo as
possibilidades, faça o registro no papel pardo, utilizando para isso, canetinha
ou mesmo os nomes das crianças digitados ou escritos à mão.
Assim, a turma terá conhecimento das variadas possibilidades
de formação de duplas para trabalhos em sala de aula. Você poderá deixar o
cartaz exposto no mural da sala de aula.
Atividade 3
Professor, se for possível, providencie duas camisetas de
uniformes modelos diferentes (regata e com manga), dois pares de sapatos e duas
bermudas diferentes uma da outra. Faça uma atividade vivencial com a turma.
Organize a turma em uma roda de conversa e coloque no centro os conjuntos de
uniforme e sapatos. Instigue os alunos a pensarem sobre as várias
possibilidades de combinação envolvendo as peças ali presentes. Cada aluno
poderá demonstrar a sua hipótese organizando os uniformes. Depois de todos
participarem proponha o seguinte registro:
Hoje descobrimos que podemos fazer várias combinações
utilizando o uniforme da escola e calçados. Agora, faça um desenho
representando as combinações que conseguimos realizar:
Depois de todos terminarem, possibilite um momento de
socialização dos registros. Em seguida, leve a turma ao Laboratório de
Informática da escola e acesse o sítio abaixo, possibilitando que os
alunos joguem e façam estimativas de combinações de roupas, acessórios e
calçados que a Mônica poderá usar:
Após jogarem e fazerem as possíveis estimativas e
combinações promova um diálogo sobre o que aprenderam com a atividade proposta.
Recursos Complementares
Para outras informações sobre estimativa sugerimos a leitura
abaixo:
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental - Matemática. Brasília: Ministério
da Educação e Cultura - MEC.
Avaliação
Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de
aprendizagem. Por isso, em cada atividade recorra à observação e ao registro
das possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Professor, é
importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e
avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas
para efetivar o desenvolvimento dos alunos sobre a temática “estimativa”.
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