Álbum Seriado e Blocão
Para quem está acostumado com a ERA DA INFORMÁTICA, talvez nunca tenha ouvido falar em ÁLBUM SERIADO, no entanto, ele é uma alternativa barata para apresentações onde não se tem disponível computador, data show e todo o aparato da tecnologia moderna.
Para os que estão acostumados com o computador, ele equivale ao data show e PowerPoint, ou seja: A principal finalidade do álbum seriado é fazer APRESENTAÇÕES.
Álbum Seriado:
O que é?
É uma coleção de folhas organizadas, numa encadernação de madeira ou papelão. Pode conter fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes, gravuras, etc. O tamanho das folhas do álbum pode ser de 50x70cm.
Para que serve?
· Acompanhar: aulas, palestras, demonstrações, reuniões.
· Abordar temas mais ou menos gerais, que permitam sua divisão em partes.
· Enriquecer uma aula expositiva.
· Apresentar dados previamente elaborados, de forma organizada e sequêncial.
· Sistematizar um assunto.
Quais as vantagens?
· Fácil de transportar de uma sala para outra.
· Não requer uso de eletricidade.
· Vários podem ser usados ao mesmo tempo.
· Fácil de usar e de baixo custo.
· Excelente para chuva de idéias, solução de problemas e listas.
· Pode ser usado pelo professor e pelo aluno.
· Utilizado como ferramenta informativa para diversos fins.
· Ajuda a apresentar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem dar margem a dispersões ou confusões.
· Concentra a atenção dos alunos no tópico que está sendo desenvolvido;
· Cria maior expectativa nos alunos com relação aos tópicos seguintes;
· Fixa os tópicos essenciais;
· Ajuda os alunos a visualizar melhor as idéias através de ilustrações.
Como elaborar o álbum seriado?
· Definir um tema.
· Analisar o público.
· Determinar os objetivos.
· Estabelecer os pontos principais a serem desenvolvidos no álbum.
· Escrever esses pontos em forma de rascunho, um em cada página, conforme a sequência desejada.
· Fazer inicialmente um álbum em miniatura, com todas as informações e todos os elementos do álbum definitivo, para servir de guia na confecção final.
· Selecionar todo material necessário para o trabalho de montagem: papel sulfite 40 kg, cartolina, papel cartão ou mesmo papel de embrulho, lápis preto, pincel atômico, giz de cera, canetas hidrográficas de várias cores, tesoura.
· Limitar seu álbum seriado a 10 ou 12 páginas.
· O papel deve ter sempre um tamanho suficientemente grande para ser visto em todos os alunos.
· Usar desenhos, fotos ou ilustrações retiradas de revistas, jornais, calendários, etc.
· Utilizar letras grandes nos títulos e tetras menores nos subtítulos.
· Montar as folhas na sequência desejada, prendendo-as por uma das extremidades através de barbante, arame, grampos ou cola.
· Prepará-lo de forma limpa, organizada e verificando a quantidade de informações por folha.
· Se necessário, o apresentador pode fazer um macete para não esquecer algum detalhe. Pode também fazer o uso de anotações leve a lápis.
· Colocar o álbum já pronto num tripé ou cavalete.
· Se não houver um tripé disponível, é preciso montar o álbum de forma que ele se mantenha sobre a mesa na posição vertical, apoiado num suporte. Para tanto, basta fazer uma capa rígida, que pode ser de madeira compensada (2 ripas de compensado- 60 cm x 8 cm x 5 cm, 2 tábuas de compensado- 60 cm x 8 cm x 5 cm, 4 dobradiças e 4 parafusos, meio metro de cordão grosso e 2 parafusos grandes- borboletas), papelão grosso ou qualquer outro material resistente. Como suporte, pode usar uma pilha de livros ou caderno ou uma caixa de sapatos fixada na última capa.
Como utilizar?
· Localizar o álbum seriado de tal maneira que todos os alunos possam vê-lo sem dificuldade;
· Virar as folhas à medida que vão sendo desenvolvidos cada um dos tópicos;
· Virar a folha só quando o tópico tiver sido esgotado;
· Criar expectativa para o tópico seguinte;
· Fixe os pontos chaves.
Sugestões:
· O álbum seriado pode também ser utilizado com folhas em branco, aonde o professor e os alunos vão colocando tópicos sobre o tema a ser debatido, excelente recurso para chuva de idéias.
· A capa frontal de cor verde-escuro servirá como lousa, enquanto a parte de trás poderá ser forrada com flanela ou feltro, e assim, pode ser usada como flanelógrafo ou ainda pode conter um quadro de pregas.
· É importante avaliar antes, durante e após a utilização do Álbum Seriado.
BLOCÃO
Semelhante ao álbum seriado é composto de um conjunto de folhas presas em madeira ou um cabide que pode ficar pendurado na parede, apoiado em cadeira ou pendurado em um cavalete.
1- É um recurso visual que apresenta uma mensagem rápida. Tendo como objetivos: informar e incentivar.
2- Deve ser: atraente, simples, breve, claro e direto.
3- Elementos: tema, texto, ilustração, cor e layout.
3.1. Tema: é a mensagem que o blocão transmite e pode ser de ação ou de conselho. Ex: Escove os dentes após as refeições; Quem se alimenta bem, goza saúde: Beba leite! Vacine seus filhos!
3.2. Texto: deve completar a idéia parcialmente expressa pela ilustração. Deve ser: breve, simples, de linguagem correta adequada ao público. É interessante o uso de slogans ou provérbios conhecidos.
3.3. Ilustração: Não deve obscurecer o texto.
· O símbolo empregado deve ser conhecido do público.
· A vida do blocão é obtida pela figura, por isso deve ser simples e de bom gosto.
· O tratamento humorístico é interessante.
3.4. Cores: adequadas e sem exagero de cores quentes.
3.5. Composição: harmoniosa, equilibrada, margens e espaços livres.
• A forma é a mesma utilizada para construir o álbum seriado, só que as folhas vão sendo colocadas à medida que forem utilizadas.
• O blocão pode ser usado em ambientes não escolares, substituir o quadro-de-giz, sendo constituído de folhas em branco preenchidas à medida que o professor e/ou aluno(s) avança(m) na apresentação ou discussão de um assunto.
• Pode ser preparado previamente, e também ser útil para armazenar textos e informações aos quais professores e alunos precisam retornar ou consultar com frequência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUEDES, Maria Jose. Meios de Ensino. São Paulo, Loyola, 1983.
PILLETI, Claudino. Didática Geral. Editora Ática; sem data de impressão.
_____Capitulo 9 - Recursos de Ensino. pág.175 a178.
FERREIRA, Oscar Manuel de Castro & SILVA JUNIOR, Plínio Dias da
Silva. Recursos audiovisuais para o ensino.São Paulo: EPU, 1995.
APOSTILA da Professora Josevânia Teixeira Guedes- Tecnologia da informação e da comunicação. Páginas 29 e 30.
<http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+4150/Passo+a+Passo+43/Recursos+visuais+para+treinamento.htm >acessado no dia 02/09/2011 às 12:28 h.
< http://www.ibetelvp.com.br/depinf1809/pdf/album_seriado.pdf> acessado no dia 04/09/2011 às 14:38 h.
<http://letraserecursos.blogspot.com/2011/03/apresentacao-dos-recursos-didaticos.html> acessado no dia 11/09/2011 às 13:05 h.
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